$type=slider$snippet=hide$cate=0

A “Ferreirinha”, a empresária de sucesso que foi também uma mãe para os mais carenciados

A “Ferreirinha”, a empresária de sucesso que foi também uma mãe para os mais carenciados Por Miguel Louro / "Nova Portugalidade" N...



A “Ferreirinha”, a empresária de sucesso que foi também uma mãe para os mais carenciados

Por Miguel Louro / "Nova Portugalidade"

Nascida em Godim, Peso da Régua (Douro, Portugal), a 4 de julho de 1811, no seio de uma família abastada e ligada ao culto da vinha, D. Antónia Adelaide Ferreira, mais conhecida como “Ferreirinha”, foi uma das empresárias portuguesas mais bem-sucedidas de sempre.

D. Antónia viria a enviuvar cedo, aos 33 anos, mostrando posteriormente uma vocação para ser empresária. Deste modo, viria a liderar a Casa Ferreira, fundada pelo seu avô, Bernardo Ferreira, tendo vindo a desenvolver grandes plantações de vinha, construído armazéns, empregado um grande número de pessoas como mão de obra e expandido o negócio da família, ao adquirir outras quintas, como as de Aciprestes, Porto e Mileu e inclusive fundado algumas, de que é exemplo a de Vale Meão. Desta forma, tornou-se uma figura de renome no que toca à produção e comércio de Vinho do Porto.

A “Ferreirinha” ficaria conhecida pela enorme preocupação e carinho com que tratava as famílias dos trabalhadores das suas terras e adegas, tendo também lutado incessantemente contra a falta de apoios aos produtores nacionais por parte dos sucessivos governos, que se revelavam mais interessados em adquirir vinhos espanhóis.
 
O Marechal Duque de Saldanha, João Carlos de Saldanha Oliveira e Daun, um dos homens mais influentes do país, tinha intenções de fazer casar o seu filho com Maria de Assunção, filha da “Ferreirinha”, tendo a mãe recusado a proposta. D. Antónia viajaria para Londres, onde acabaria por tornar a casar, desta vez com José da Silva Torres, um dos administradores da sua empresa.
Após retornar a Portugal, viria a sobreviver em 1861 ao naufrágio do barco onde seguia, na zona do Cachão da Valeira, que viria a vitimar um dos seus amigos mais próximos, o Barão de Forrester.

Em 1868, a grande quantidade de vinho produzida levaria a uma saturação do mercado, deparando-se os viticultores com produções que não eram capazes de escoar. D. Antónia compraria então uma grande quantia do vinho produzido a preços baixos, sendo capaz de, simultaneamente, ajudar os produtores em dificuldades e adquirir grandes reservas do produto para o futuro. Dois anos depois, a praga de filoxera viria a destruir grande parte da produção, fazendo com que muitos produtores não tivessem vinho para vender, sendo assim D. Antónia capaz de recuperar o investimento e aumentar a sua fortuna.

Numa tentativa de que a quintas do Douro se mantivessem em mãos portuguesas e não fossem adquiridas por empresários ingleses, a “Ferreirinha” viria a adquirir uma grande quantidade de quintas, vindo mais tarde a devolvê-las a um preço simbólico ou, em alguns casos, sem qualquer retribuição, aos antigos proprietários.

Quando, em 1880, enviuvou pela segunda vez, D. Antónia envolveu-se ainda mais em obras de benfeitora, tendo apoiado a construção dos hospitais de Vila Real, Régua, Moncorvo e Lamego, bem como outros asilos, corporações de bombeiros e Misericórdias.

D. Antónia Adelaide Ferreira, a eterna “Ferreirinha”, destacou-se ao longo da sua vida como uma empresária de sucesso, inteligente, trabalhadora e respeitada por todos, mas sempre sem deixar de parte o seu lado humano e solidário junto dos mais necessitados.

Aquando da sua morte, a 26 de março de 1896, aos 84 anos, o jornal “Primeiro de Janeiro” escreveria que partira a “mãe dos pobres, como lhe chamavam na sua linguagem simples a gente do povo”.
A Família Real, o Núncio Apostólico e várias outras altas entidades prestar-lhe-iam a devida homenagem, tendo o seu cortejo fúnebre sido acompanhado por 95 padres e milhares de pessoas que acompanharam o corpo até ao cemitério da Régua.
Os jornais do Porto relataram que as pessoas se ajoelhavam à passagem do caixão que continha a “Ferreirinha”, numa “última homenagem do seu respeito à nobilíssima dama que fora mãe carinhosa de tantos desgraçados aflitos”.


 

Nombre

ACTUALIDAD,199,AL NORTE DE LA "RAIA",73,AL SUR DE LA "RAIA",42,ARAÚJO MACEIRA,11,AVISOS y ADVERTENCIAS,3,BANDAS de MÚSICA,8,CAJÓN DE SASTRE,96,CONTRAPORTADA,217,DESTAQUES,54,EL ÚLTIMO PARTE,157,EUGÉNIO EIROA,63,EURORREGIÓN,145,FERROVIA,318,FOTO DEL DÍA,5,Grande Reportagem,216,HISTORIAS,26,LA VIDA,9,LAS COSAS DE LA VIDA,298,NO SE LO DIGAS A NADIE,17,PORTADA,386,QUÉ QUIERES QUE TE CUENTE,45,RECOMENDAMOS,12,SUPLEMENTO REVISTA,4,TRIBUNA da TAUROMAQUIA,3,X.RODRIGUEZ,69,XERARDO RODRÍGUEZ,279,
ltr
item
RBTRIBUNA: A “Ferreirinha”, a empresária de sucesso que foi também uma mãe para os mais carenciados
A “Ferreirinha”, a empresária de sucesso que foi também uma mãe para os mais carenciados
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiV0wvm_4_uYGHihPWse3BOj_F5oNQUjbFt5G2YkEiME-1ZAMIRQipPJYPyfVO9M8tM8F464gEXIBx7yotYDmIwzv8MOWHVsfjAFFSn5HOgKrTssjRu7ySQr1yOTn4kFxCR2ZY2XH6cyCTIG4KCMeWWE0ZM5ByJ3vAdkS-NdsPdumSV41ubzLZNqWUC=s16000
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiV0wvm_4_uYGHihPWse3BOj_F5oNQUjbFt5G2YkEiME-1ZAMIRQipPJYPyfVO9M8tM8F464gEXIBx7yotYDmIwzv8MOWHVsfjAFFSn5HOgKrTssjRu7ySQr1yOTn4kFxCR2ZY2XH6cyCTIG4KCMeWWE0ZM5ByJ3vAdkS-NdsPdumSV41ubzLZNqWUC=s72-c
RBTRIBUNA
https://www.rbtribuna.com/2022/03/a-ferreirinha-empresaria-de-sucesso-que.html
https://www.rbtribuna.com/
https://www.rbtribuna.com/
https://www.rbtribuna.com/2022/03/a-ferreirinha-empresaria-de-sucesso-que.html
true
6187483566481878899
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content