$type=slider$snippet=hide$cate=0

Metro do Porto garantiza la "paz social" hasta 2025

Os trabalhadores afectos à operação do sistema do Metro do Porto formalizaram um acordo de regulação das condições laborais até ao final da ...




Os trabalhadores afectos à operação do sistema do Metro do Porto formalizaram um acordo de regulação das condições laborais até ao final da subconcessão. Este entendimento entre a ViaPorto e o SMAQ (Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses, promovido e acompanhado pela Metro do Porto, garante paz social, foco nos clientes e na abertura das novas linhas ao longos dos próximos quatro anos.

Face ao impasse que se verificava nas negociações entre os trabalhadores representados pelo SMAQ (que é maioritário entre os cerca de 330 colaboradores afectos à operação e à manutenção do sistema) e a subconcessionária ViaPorto – com os momentos de greve e o impacto junto dos clientes que foram públicos e notórios -, a administração da Metro do Porto tomou a iniciativa de propor a ambas as partes o estabelecimento de um período negocial tripartido, no qual a Metro, enquanto concessionária do sistema, participou como mediadora.

Este processo negocial foi agora concluído com a assinatura de um acordo entre as partes que, perante um quadro conhecido de incerteza internacional, garante condições de estabilidade especialmente relevantes a dois níveis:

1. Segurança das condições de trabalho dos maquinistas ao serviço do sistema de Metro do Porto até ao final da vigência da actual subconcessão, incluindo actualizações remuneratórias, e para efeitos futuros (em matéria de regulação de turnos nos próximos contratos de subconcessão).

2. Paz social prolongada, permitindo a concentração de esforços e de energias nas prioridades do Metro do Porto: a qualidade do serviço ao cliente, a retoma da procura e a preparação da abertura da nova Linha Rosa e da extensão da Linha Amarela, no final de 2023.

O acordo agora alcançado vigora até ao final da subconcessão actual, em 2025. Tiago Braga, presidente do Conselho de Administração da Metro do Porto, sublinha a sua importância “num momento em que a estabilidade e a exigência são fundamentais, sobretudo face aos desafios em termos de crescimento da rede em operação e do volume da procura que temos pela frente”. Terminada a mediação das negociações, Tiago Braga afirma “fazer questão de reconhecer e de destacar o grande sentido de responsabilidade manifestado tanto pelos representantes do SMAQ como pelos da subconcessionária. A exigência que todos colocámos neste processo traduz-se numa paz social que é realmente decisiva para mantermos e reforçarmos a qualidade global do serviço do Metro do Porto. Estamos agora, trabalhadores, subconcessionária e Metro Porto, melhor preparados para vencer os desafios do médio e longo prazo.”

Já a direcção do SMAQ afirma que “alcançamos, em reunião tripartida ocorrida nas instalações da Administração da Metro do Porto, após vários meses de intensa negociação, o entendimento para a atualização do Acordo de Empresa com a Viaporto, subconcessionária do Sistema de Metro Ligeiro da área Metropolitana do Porto. É um acordo que consideramos altamente positivo, com ganhos remuneratórios, valorização da profissão e de melhoria das condições de trabalho muito importantes para os Maquinistas. É um acordo alargado que estabelece uma atmosfera de estabilidade e paz social até ao fim da atual concessão e transmite para a próxima um conjunto de garantias há muito perseguidas pelos trabalhadores”.

Por sua vez, a ViaPorto anuncia que “chegou a acordo com o Sindicato dos Maquinistas (SMAQ) relativamente à política salarial e condições de trabalho para o período entre 2022 e 2025, seguindo-se aos entendimentos já alcançados com outros sindicatos da Metro do Porto.

Perspetiva-se que os acordos alcançados irão permitir um clima de paz social na Empresa, constituindo-se como um significativo contributo para a estabilidade do serviço prestado pelo ViaPorto na operação do Sistema de Metro Ligeiro da Área Metropolitano do Porto.

A ViaPorto regozija-se quer com os termos dos acordos alcançados, quer com o período da sua vigência, fruto de um significativo esforço de convergência entre as partes, as quais tiveram em atenção a relevância do serviço publico prestado pelo sistema de Metro ligeiro da Área Metropolitana e a necessidade imperiosa de retomar a normalidade e excelência que caracterizam o serviço do Metro do Porto, elemento fundamental na mobilidade e de relevante importância para toda a população da Área Metropolitana do Porto”.


 

Nombre

ACTUALIDAD,199,AL NORTE DE LA "RAIA",73,AL SUR DE LA "RAIA",42,ARAÚJO MACEIRA,11,AVISOS y ADVERTENCIAS,3,BANDAS de MÚSICA,8,CAJÓN DE SASTRE,97,CONTRAPORTADA,217,DESTAQUES,54,EL ÚLTIMO PARTE,163,EUGÉNIO EIROA,67,EURORREGIÓN,145,FERROVIA,325,FOTO DEL DÍA,5,Grande Reportagem,217,HISTORIAS,26,LA VIDA,9,LAS COSAS DE LA VIDA,298,NO SE LO DIGAS A NADIE,17,PORTADA,396,QUÉ QUIERES QUE TE CUENTE,45,RECOMENDAMOS,12,SUPLEMENTO REVISTA,4,TRIBUNA da TAUROMAQUIA,3,X.RODRIGUEZ,69,XERARDO RODRÍGUEZ,286,
ltr
item
RBTRIBUNA: Metro do Porto garantiza la "paz social" hasta 2025
Metro do Porto garantiza la "paz social" hasta 2025
https://www.metrodoporto.pt/thumbs/metrodoporto/uploads/news/image/415/greve3_1_980_2500.jpg
RBTRIBUNA
https://www.rbtribuna.com/2022/03/metro-do-porto-garantiza-la-paz-social.html
https://www.rbtribuna.com/
https://www.rbtribuna.com/
https://www.rbtribuna.com/2022/03/metro-do-porto-garantiza-la-paz-social.html
true
6187483566481878899
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content