$type=slider$snippet=hide$cate=0

Poco a poco, la llama de la Prensa impresa se va extinguiendo... y a la Sociedad le importa un carajo

Otro título más de la Prensa impresa desapareció con la llegada de Noviembre. Era un periódico que rebasaba y mucho el siglo de existencia. ...

Otro título más de la Prensa impresa desapareció con la llegada de Noviembre. Era un periódico que rebasaba y mucho el siglo de existencia. Salía cada 15 días... a los kioskos y bancas de imprensa, ahoira que cada vez quedan menos kioskos y bancas de imprensa. Era la voz de Santa María da Feira, justo en el extremo Sudoeste de la Eurorregión Galicia-Norte de Portugal. Acabou...

O jornal Correio da Feira anunciou esta segunda-feira a sua “suspensão por tempo indeterminado” após 127 anos de atividade na cobertura da atualidade do concelho de Santa Maria da Feira, justificando a medida com a insustentabilidade financeira da publicação.
A decisão foi comunicada a assinantes, leitores e anunciantes em carta pública assinada por Jorge Andrade e Paulo Fonseca, que há 13 anos eram os administradores desse órgão de comunicação social do distrito de Aveiro e da Área Metropolitana do Porto, editado em papel com periodicidade quinzenal e disponível também em versão online.
Referindo que a sua “primeira prioridade” é para com a defesa dos direitos dos funcionários da casa, os administradores da publicação explicam: “Obrigámo-nos a analisar, com os trabalhadores, as possibilidades que surgiram para manter em banca o Correio da Feira. Não tendo sido viável, resta-nos manter a decisão que há muito havíamos deixado claramente esclarecida junto da equipa, na certeza de que seria insustentável que o jornal voltasse a subsistir de um mensal patrocínio dos seus administradores”.
Jorge Andrade e Paulo Fonseca atribuem as dificuldades financeiras do quinzenário aos mesmos problemas que afetam a generalidade da imprensa local e regional, no país e no estrangeiro. “O número de assinantes é insuficiente para manter um jornal em atividade. Diariamente há desistências. Cada vez há menos e menos leitores interessados em assinarem ou manterem a sua assinatura na imprensa profissional”, explicam.
Considerando que “há um contínuo desrespeito pela profissão de jornalista”, acrescentam que poucos leitores – “e, por isso, insuficientes – estão interessados em pagar para se fazer informação profissional e isenta”.
Os administradores do Correio da Feira orgulham-se, ainda assim, do trabalho desenvolvido nos últimos 13 anos: “Pegámos num jornal moribundo e prostituído, e fizemos dele um jornal profissional, isento e livre. (…) Contudo, há que confessar que o que mais nos satisfez, e a única razão que nos empurrou para a continuação quando a lógica empresarial nos ordenava o encerramento da empresa, foi sempre o gosto de, ao entrar diariamente nos escritórios, observarmos a jovem equipa entusiasmada com os afazeres da sua arte”.

Nelson Costa, o jornalista que vinha dirigindo o quinzenário, admite no seu editorial que a decisão vinha sendo “ponderada há muito”, mas prefere realçar o orgulho no desempenho da sua equipa. “Somos, há alguns anos, o único jornal [de Santa Maria da Feira] que cumpre a missão de divulgar o que melhor (e muito) por cá se faz e também a de escrutínio, pois a democracia local não se esgota nos periódicos atos eleitorais”, argumenta.
Citando o jornalista e escritor colombiano Gabriel García Márquez, que defendia que “a ética deve acompanhar o jornalismo como o zumbido acompanha o besouro”, Nelson Costa lamenta depois a pouca valorização da carreira que escolheu, antecipando dificuldades.
“Numa profissão que vive num longo e permanente estado de emergência — maltratada por quem não faz a menor ideia do que ela representa (…) e por vezes também por quem dela vive —, não sei se terei a oportunidade de voltar a exercer a profissão que tanto me apaixona, mas certamente continuarei a escrever e a seguir este caminho que é a vida com o ‘zumbido do besouro’ no meu ouvido”, promete.


 

Nombre

ACTUALIDAD,199,AL NORTE DE LA "RAIA",73,AL SUR DE LA "RAIA",42,ARAÚJO MACEIRA,9,AVISOS y ADVERTENCIAS,3,BANDAS de MÚSICA,8,CAJÓN DE SASTRE,96,CONTRAPORTADA,217,DESTAQUES,54,EL ÚLTIMO PARTE,153,EUGÉNIO EIROA,59,EURORREGIÓN,145,FERROVIA,317,FOTO DEL DÍA,5,Grande Reportagem,209,HISTORIAS,26,LA VIDA,9,LAS COSAS DE LA VIDA,298,NO SE LO DIGAS A NADIE,17,PORTADA,379,QUÉ QUIERES QUE TE CUENTE,45,RECOMENDAMOS,12,SUPLEMENTO REVISTA,4,TRIBUNA da TAUROMAQUIA,3,X.RODRIGUEZ,69,XERARDO RODRÍGUEZ,273,
ltr
item
RBTRIBUNA: Poco a poco, la llama de la Prensa impresa se va extinguiendo... y a la Sociedad le importa un carajo
Poco a poco, la llama de la Prensa impresa se va extinguiendo... y a la Sociedad le importa un carajo
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj_n9f85fXZ13xOgvOjPXEXEiZsj24OpMzwoiJ57UQhmiphDdNZFwaEO1bXkPxXLos3aHHkc3rJYk16mMCVlESorG1Z1Pu9iKLEN20-DuT-9_L8saHmG7hwDIQ6sz_n0x4JvIFjfaGbF3yqV-Whi2dq4_T7ac5LHeQ0uVDOKiv0lt1R3xQ2z6bJIvqUIvM/w786-h1064/capa-6233.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj_n9f85fXZ13xOgvOjPXEXEiZsj24OpMzwoiJ57UQhmiphDdNZFwaEO1bXkPxXLos3aHHkc3rJYk16mMCVlESorG1Z1Pu9iKLEN20-DuT-9_L8saHmG7hwDIQ6sz_n0x4JvIFjfaGbF3yqV-Whi2dq4_T7ac5LHeQ0uVDOKiv0lt1R3xQ2z6bJIvqUIvM/s72-w786-c-h1064/capa-6233.jpg
RBTRIBUNA
https://www.rbtribuna.com/2024/11/poco-poco-la-llama-de-la-prensa-impresa.html
https://www.rbtribuna.com/
https://www.rbtribuna.com/
https://www.rbtribuna.com/2024/11/poco-poco-la-llama-de-la-prensa-impresa.html
true
6187483566481878899
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content